Foto: Lorena Riambau Garcia (Divulgação)
Santa Margarida do Sul, na região central do Estado, será sede da próxima Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos), em 2024. A escolha do município foi divulgada durante a 35ª edição do evento, que ocorreu no último fim de semana em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.
Com 625 animais participantes de 12 raças, recorde em todos os tempos, a edição da feira em Uruguaiana fechou com sucesso. Com uma programação variada, não só a quantidade de animais chamou a atenção na pista do Parque Agrícola e Pastoril, durante os dias do evento, que integrou a programação da Expo Outono do município, mas também a qualidade genética dos exemplares apresentados nos julgamentos.
Conforme o superintendente suplente do Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Sérgio Muñoz, esta foi uma Fenovinos com muita qualidade e quantidade.
– Se juntou nas mais diversas raças muito boa inscrição e na grande maioria delas grande qualidade também. De maneira geral, foi muito bom e mostra a potencialidade da nossa genética – observou.
O dirigente destacou a realização da Nacional do Poll Dorset, com grande número de animais e alto nível. Muñoz salientou que esta foi uma prévia para a próxima edição da Expointer, em Esteio, que ocorrerá entre agosto e setembro.
– Nos dá a certeza que teremos na próxima Expointer um nível genético altíssimo – destacou.
Para o presidente da Arco, Edemundo Gressler, a 35ª edição foi uma exposição que contemplou todos os seus objetivos e cumpriu com tudo que se preparou para se fazer.
– Uma mostra importante da ovinocultura em que as cabanhas levaram seus animais e as raças lá representadas mostraram qualidade genética, melhoramento e uma grande evolução. A 35ª Fenovinos foi realmente uma exposição muito importante e de grande destaque neste aspecto – frisou o presidente da Arco.
Negócios
Em negócios, o faturamento chegou a R$ 411,52 mil. O destaque ficou por conta da comercialização da Miss Ovelha, da raça poll dorset, pelo valor de R$ 22,4 mil. A 35ª edição foi realizada pela Arco, pelo Sindicato Rural e pela Casa da Ovelha de Uruguaiana.
Por ser um evento itinerante, em 2024, a 36ª edição será em Santa Margarida do Sul.